GreenYellow implanta projeto de eficiência energética em lojas do GPA

O serviço consiste em substituir os ventiladores de fancoil por outros, na versão eletrônica de alta eficiência, o que pode gerar economia superior a 10GWh por ano

A GreenYellow encara a questão do consumo energético de forma integrada, visando imprimir uma abordagem completa, que se estende por todo processo de geração e utilização do recurso. Com esse conceito como foco, a GreenYellow estudou o impacto da substituição dos ventiladores de fancoils, condicionadores de ar que utilizam água com temperatura controlada e tratada em seu sistema, pela versão eletrônica de alta eficiência do equipamento, que é redimensionado para a real necessidade do projeto, visando a redução do consumo de energia.

De acordo com a empresa, após verificar o potencial de se economizar aproximadamente 10 GWh ao ano por meio desse procedimento, em 2020, a GreenYellow implantou um projeto-piloto em três lojas do GPA, sendo duas delas localizadas na capital do estado de São Paulo e uma no interior (Araraquara). Devido ao sucesso dessa implementação, foi firmado um contrato de oito anos com o GPA, envolvendo a substituição dos ventiladores de fancoil em lojas que tenham potencial de redução e o número de lojas implantadas pode chegar a 39 .

Essa iniciativa vem ao encontro de outro projeto implementado recentemente pela GreenYellow junto ao GPA, o qual visava substituir os chillers dos sistemas de ar-condicionado em seis lojas do Extra Hiper, representando uma redução de 23% no consumo de energia do ar condicionado das unidades. O modelo de negócio utilizado foi o contrato de performance, que permite ganhos baseados no coeficiente de desempenho do equipamento, garantidos ao longo do acordo firmado.