A Neoenergia anunciou na última quinta-feira, 12 de agosto, o Programa Energia Sustentável Noronha, que prevê a implantação de soluções energéticas renováveis e de estímulo à preservação do arquipélago. O planejamento, que aposta em um modelo de negócio limpo e confiável, contempla um convênio internacional com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A universidade norte-americana iniciou estudos com o intuito de apontar matrizes viáveis de geração de energia na ilha.

As iniciativas de curto, médio e longo prazos foram apresentadas em reunião com a Aneel, Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (Semas) e Administração de Fernando de Noronha. Parte das ações que estão sendo implementadas resultaram de um termo de cooperação técnica firmado entre a Celpe e o Governo de Pernambuco, por meio da Semas. O acordo estabelece compromissos nas áreas de eficiência energética, P&D, energias renováveis e mobilidade elétrica. Uma equipe multidisciplinar de trabalho foi criada para desenvolver e implementar ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

Uma das contribuições de maior relevância consiste no incentivo à expansão de veículos elétricos na ilha, abastecidos exclusivamente com energia solar fotovoltaica. O projeto estratégico, liderado pela Celpe, integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Aneel, e conta com parceiros como eiON, CPqD, WEG e Renault. A intenção é contribuir com a política estadual de mudanças climáticas. Nesse sentido, o Decreto Estadual nº 16.810/20 estabelece que, até 2030, os atuais carros movidos a combustíveis fósseis existentes na ilha devem ser substituídos por veículos elétricos.

De acordo com a Neoenergia, para assegurar o suprimento dos veículos elétricos por fontes renováveis, serão construídas duas novas usinas solares fotovoltaicas na ilha, totalizando 100 kWp com bancos de baterias associados. A energia gerada pelas duas unidades será suficiente para abastecer não apenas os carros do projeto como também outros automóveis movidos a eletricidade. As áreas para a implantação das usinas serão cedidas pela Administração de Fernando de Noronha e os painéis solares da primeira unidade serão instalados ainda neste segundo semestre. Os pontos de recargas para os carros elétricos serão distribuídos em locais estratégicos do arquipélago. Ainda com foco na mobilidade sustentável, a Neoenergia vai estimular o uso de bicicletas elétricas para deslocamentos de moradores e turistas que visitam a ilha.

Outra ação do Energia Sustentável Noronha é o processo de atualização tecnológica da iluminação pública da ilha, com substituição de 450 lâmpadas que compõem todo o parque de iluminação. A empresa trocará os equipamentos, que atualmente são de vapor de sódio, por tecnologia LED, proporcionando uma melhor luminosidade e uma economia anual de 76,5 MWh, com redução de 40% no custo de energia da iluminação pública para a Administração da Ilha. O projeto de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, tem um investimento de aproximadamente R$ 225 mil e conclusão prevista para o mês de setembro.