Distribuidoras da Neoenergia contribuem com iluminação pública em cinco estados

Coelba, Celpe, Cosern e Elektro já beneficiaram 32 municípios com 26 mil luminárias de LED em dois anos

Visando contribuir com a economia no consumo de energia e o aumento da sensação de segurança, quatro distribuidoras da Neoenergia já realizaram, entre 2019 e junho de 2021, a modernização da iluminação pública em 32 municípios, por meio da substituição de mais de 26.052 lâmpadas por modelos de LED. A companhia prevê ainda, até o fim deste ano, a troca de mais 16.538 em 19 cidades, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

As ações fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel, e abrangem os cinco estados de atuação das concessionárias Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS). As lâmpadas com tecnologia LED têm vantagens como ganho energético, redução com custos de manutenção, maior conforto visual e melhor visibilidade em relação às convencionais, feitas de vapor de sódio ou metálico. O modelo de LED é também mais sustentável, por não conter produtos químicos que, se não forem descartadas corretamente, podem prejudicar o meio ambiente.

As ações de substituição de lâmpadas foram realizadas em 23 municípios em 2019 e 2020, mais nove no primeiro semestre de 2021. Entre eles, está Paulista, na Região Metropolitana do Recife (PE), primeira cidade nordestina a integrar o projeto piloto “Em Frente Brasil”, realizado pelo governo federal com o objetivo de reduzir os índices de violência.

O arquipélago de Fernando de Noronha, na área de concessão da Celpe, será uma das localidades beneficiadas pelo projeto nos próximos meses. Até setembro, serão trocadas todas as lâmpadas viárias por modelos de LED. São, ao todo, 450 lâmpadas, que levarão a uma economia de energia elétrica prevista em 76,5 MWh/ano, o suficiente para abastecer cerca de 500 residências durante um mês.