Neoenergia avança em obras do Parque Eólico Oitis

Empreendimento, que fica localizado entre o Piauí e Bahia, já tem 39 das 103 fundações para aerogeradores

A Neoenergia está avançando na construção do Parque Eólico Oitis, localizado nos municípios de Dom Inocêncio (PI) e Casa Nova (BA). As obras foram iniciadas no fim de 2020 e a companhia já concretou 39 das 103 fundações que vão receber os aerogeradores, o que equivale a mais de 37% do total.

A companhia destacou que o empreendimento contará com 12 parques que somam capacidade instalada de 566,5 MW, e tem operação comercial prevista para 1º semestre de 2022. Além das obras civis dos parques eólicos nos dois estados, foram iniciados os serviços para a instalação da subestação Oitis, que teve a base dos transformadores concretada, e de uma linha de transmissão de 70 km de extensão, ambas com tensão em de 500 kV. A linha servirá para levar a energia produzida até a subestação Queimada Nova II (PI), ponto de conexão do parque ao Sistema Interligado Nacional.

O novo empreendimento eólico terá 96% da energia gerada vendida no Ambiente de Contratação Livre (ACL), demonstrando um novo modelo de negócios da Neoenergia, mais voltado ao mercado livre. Parte da energia já foi comercializada, assegurando taxas de retorno previstas. A potência instalada de 566,5 MW equivale à energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes, população de capitais como Salvador (BA). Por ser uma energia de fonte limpa, Oitis evitará a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera por 20 anos, o mesmo número de emissões de aproximadamente 330 mil carros populares, ou seja, a frota de Florianópolis (SC).

Além do Parque Eólico Oitis, a Neoenergia também está avançando com a implantação do Parque Eólico Chafariz, em construção na Paraíba. Os primeiros 29 aerogeradores do empreendimento entraram em operação comercial e têm capacidade instalada correspondente a 100,48 MW. Ao todo, serão 136 turbinas distribuídas em 15 parques, totalizando potência instalada de 471,2 MW.