Um novo apagão atingiu o estado do Amapá, no norte do Brasil. Ao todo, 13 das 16 cidades ficaram sem energia elétrica nesta quinta-feira, 25 de agosto, às 10h18. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), houve um desligamento na SE Macapá, provocando a interrupção estimada de 184 MW de carga.

Estima-se que quase toda a população tenha sido afetada pelo blecaute. Às 10h35, foi iniciada a recomposição e às 12h13 todas as cargas já estavam recompostas.

A queda de energia aconteceu após uma falha na comunicação com o Sistema Interligado Nacional (SIN)  e que ocasionou na interrupção geral do fornecimento em 13 municípios do Amapá. Segundo a CEA, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, não foram afetados os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

Em nota, o ONS disse que assim que identificou o problema, “atuou prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível”. O órgão avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos.