A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou a transferência de controle societário da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) ao Grupo Equatorial Energia, vencedor do leilão de privatização realizado em março na B3.

A partir de agora, a Equatorial assume a responsabilidade de atender mais de 1,5 milhão de clientes da CEEE-D, espalhados por 72 municípios da Grande Porto Alegre e das regiões Sul, Campanha e Litoral do estado.

“O capital privado é imprescindível para o desenvolvimento de nossa infraestrutura. O Brasil precisa de investimentos, e isso naturalmente inclui o Rio Grande do Sul. Não somente para democratizar ainda mais o acesso à energia elétrica e melhorar a prestação desse serviço, mas para gerar empregos, renda e desenvolvimento aos brasileiros”, disse André Pepitone.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também esteve na cerimônia, agradeceu o apoio da Aneel e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no processo de privatização da distribuidora. “Estamos muito satisfeitos com a condução do processo e por poder contar com a boa vontade de todos os envolvidos, no sentido de construir condições para a privatização”, afirmou.