ONS comemora 23 anos e lança dois novos portais

A iniciativa visa ampliar a relação do Operador com a sociedade

Como parte das comemorações pelos seus 23 anos, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está lançando dois novos portais: o Portal de Dados Abertos e o Portal API. Os novos sites visam ampliar a relação do Operador com a sociedade e disponibilizar informações confiáveis do setor elétrico. A iniciativa é também parte da agenda estratégica do ONS, contribuindo para tornar o Operador +Digital e transparente.

De acordo com o ONS, o Portal de Dados Abertos tem como objetivo fortalecer o operador enquanto provedor de informações com dados consolidados e verificados. A plataforma, que poderá ser acessada por toda a sociedade, constitui fonte de consulta também para quem não atua no setor. As informações podem ser acessadas sem haver a necessidade de login e senha, permitindo o download dos dados de maneira simples e democrática. A expectativa é de que o conteúdo do site desperte o interesse, principalmente, de bancos de investimento, comercializadoras, estudantes, pesquisadores e da própria imprensa.

Nesta fase inicial, serão 18 conjuntos de dados contemplando os seguintes temas: Energia Natural Afluente (ENA), Energia Armazenada (EAR), Intercâmbios entre subsistemas, Intercâmbio do SIN com outros países, Dados cadastrais de linhas de transmissão da Rede de Operação, Capacidade de transformação da Rede Básica, Capacidade instalada de geração e geração térmica por motivo de despacho, Balanço de energia, Custo Marginal de Operação (CMO) e Dados de carga. A partir do lançamento do portal, estará disponível o histórico das informações, em alguns casos desde 2000, os quais serão atualizados de acordo com a periodicidade dos dados.

O segundo produto a ser lançado, o Portal API, tem características diferentes. Embora também alinhado com o valor da transparência e com o planejamento estratégico da organização para um ONS+Digital, o espaço online foi implementado para atender as necessidades personalizadas dos agentes que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN), Ao contrário do site de Dados Abertos, a plataforma exigirá o mesmo login e senha cadastrados no SINtegre para permitir que o agente tenha acesso às informações e conecte seus sistemas aos do ONS.

Este portal é lançado com mais de 10 recursos disponibilizados. Entre elas estão relatórios de previsão de carga, propostas de geração hidráulica, térmica, eólica e solar, dados de entrada e de resultados do Dessem, apenas para citar alguns exemplos. A proposta é que, conforme o espaço for sendo usado, novas soluções sejam incluídas com base nos pedidos dos usuários.

Para acessar o Portal de Dados Abertos
Para acessar o Portal API