Bracell recebe SE compacta e 420 MW em turbogeradores

Pacote de soluções da Siemens Energy contempla geração, transmissão, distribuição e gerenciamento para planta de biomassa da empresa em SP

A Siemens Energy entregou um pacote com soluções para o fornecimento de energia à Bracell, fabricante de papel e celulose do Royal Golden Eagle Group (RGE), envolvendo três turbogeradores, além de uma subestação turnkey isolada a gás (GIS) de 440 kV e recursos para distribuição e gerenciamento energético da planta industrial em Lençóis Paulista (SP).

Totalizando 420 MW de capacidade instalada, as unidades geradoras são do modelo SST-600 e transformam o vapor proveniente das caldeiras que queimam resíduos do processo de fabricação da celulose em energia elétrica, proporcionando também excedentes energéticos que podem ser utilizados pela planta ou comercializados para a rede.

As soluções contemplam ainda softwares de gestão remota, operação e monitoramento, o que possibilita a previsão de possíveis falhas e paradas técnicas mais assertivas. No caso da SE o espaço de instalação é mais compacto, que pode ser até cinco vezes menor que o tradicional, na redução do tempo de reparos e na menor pegada de carbono.

A subestação foi entregue no início do mês, após 18 meses de obras, e conta com capacidade instalada de transformação de 420 MVA, suficiente para atender à demanda da fábrica e permitir a colocação de um excedente de energia na rede nacional de 180 MV a 200 MV, energia equivalente ao consumo de 750 mil residências ou quase três milhões de pessoas.