A fabricante de grupos geradores MWM e a Gaswatt Energia iniciaram uma operação de geração de energia através da utilização de biogás. A central de geração distribuída foi instalada no Aterro Sanitário CTL – Central de Tratamento de Resíduos Leste, operado pela Ecourbis Ambiental. A operação consiste na geração de bioeletricidade, através de algumas unidades da nova linha de grupos geradores MWM biogás, instalados em paralelo entre si, utilizando como combustível o biogás proveniente da decomposição biológica de resíduos orgânicos. Nesta primeira fase o projeto recebeu quatro grupos geradores para operação contínua, 24 horas por dia.

As empresas destacam que além do benefício econômico da operação, que possui total de 5 MW, a usina proporciona benefícios sociais e ambientais importantes. As emissões de gases de efeito estufa são reduzidas, uma vez que o gás deixa de ser lançado diretamente na atmosfera ou desperdiçado em queimadores para ser transformado em energia elétrica.

A linha geradores a gás foi desenvolvida pelo centro tecnológico da MWM em São Paulo, com tecnologia 100% nacional. Os equipamentos adaptam-se automaticamente à variação da concentração de níveis de metano, condição geralmente encontrada nas operações em biogás, principalmente em aterros sanitários, além de serem projetados para o regime de operação contínua, tanto em 60 Hz como em 50 Hz.