Copel e Itaipu colocam microrrede em operação no Oeste do PR

Projeto vai permitir que uma propriedade rural forneça energia para rede, em eventual falha no sistema de distribuição

Uma parceria entre Copel e Itaipu permitirá que um projeto que gera energia a partir do biogás desde 2006, no Oeste do Paraná, dê mais um passo na inovação tecnológica e de operação para a geração distribuída. A Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, formará uma microrrede de abastecimento para sua propriedade e outras três unidades consumidoras vizinhas.

A Copel informou que com a implantação da microrrede, em uma eventual falha no seu sistema de distribuição, a unidade geradora será isolada de forma automática do sistema e poderá alimentar a área durante o período de contingência. Um teste da operação de ‘ilhamento’ da região foi realizado com sucesso há duas semanas, como resultado de um trabalho de três anos, viabilizado por um protocolo de intenções firmado entre a concessionária de distribuição e a usina binacional.

Um acordo de operação está sendo celebrado entre o cliente autogerador, o Parque Tecnológico de Itaipu e a Copel, com o objetivo primordial de estabelecer os procedimentos operativos e garantir a segurança. O CIBiogás também é parceiro da iniciativa.