Carga tem crescimento de 4,7% em agosto, aponta ONS

Percentual positivo permanece refletindo desempenho da indústria e a recuperação do setor serviços observados nos últimos meses

O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou o Boletim de Carga Mensal, onde destacou que a carga de energia em agosto apresentou expansão de 4,7%, em comparação com o mesmo período de 2020. O percentual positivo permanece refletindo o desempenho da indústria e a recuperação do setor serviços observados nos últimos meses. Além desses fatores, as elevadas temperaturas também contribuíram para o aumento da carga.

De acordo com o ONS, no acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou uma variação positiva de 5,2% em relação ao mesmo período anterior. Com relação ao mês de julho deste ano, verificou-se uma variação positiva de 3,4%. O resultado da carga ajustada apresentou variação positiva de 4,2%, indicando que as temperaturas elevadas contribuíram com 0,5% na carga do SIN.

O boletim ainda traz dados consolidados das quatro regiões, todas apresentam percentuais positivos. Os subsistemas Norte e Nordeste se destacaram registrando demanda 7,8% maior ou 6.290 e 11.133MW médios, respectivamente, se comparado com o mesmo mês de 2020. Em seguida vem a região Sul com 5,9% ou 11.661MW médios. Já no Sudeste/ Centro-Oeste, a carga verificada foi 3% superior, ou 38.573 MW médios, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.