Statkraft viabiliza dois parques eólicos no A-5

Morro do Cruzeiro I e II venderam 10,8MWm de energia às distribuidoras e saldo remanescente de 25 MWm vai para o mercado livre

A Statkraft Brasil sagrou-se vencedora no Leilão de Energia Nova A-5 realizado na última quinta-feira, 30 de setembro, com os projetos eólicos Morro do Cruzeiro I e Morro do Cruzeiro II, de 79,8 MW em Brotas de Macaúbas (BA). Os ativos são adjacentes ao Complexo Eólico Brotas de Macaúbas em operação desde 2012, e sob titularidade da empresa desde 2017.

Os projetos vencedores comercializaram 10,8MWm de energia às distribuidoras.  O início de suprimento está marcado para 1º de janeiro de 2026, conforme as diretrizes do Ministério de Minas e Energia. Como estratégia, a Statkraft divulgou que comercializará o saldo remanescente da garantia física dos projetos vendidos no leilão (cerca de 25 MW médios) no mercado livre.

Segundo a companhia o resultado está alinhado ao plano da empresa de ser detentora de portfólios flexíveis de geração renovável por meio do desenvolvimento dos seus próprios projetos, bem como via aquisições seletivas em mercados priorizados. No Brasil, a ambição é crescer de forma robusta para adquirir e otimizar ativos em operação, incrementando capacidade de energia hidráulica, eólica e solar.