Cepel desenvolve estudo sobre cabos condutores

Componente é fundamental nas LTs e estudo busca elucidar a interação entre os fenômenos eletromagnéticos e térmicos dos cabos

Estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica sobre cabos condutores está trazendo resultados promissores. Os cabos condutores são componentes fundamentais das linhas de transmissão, impactando diretamente no desempenho e no custo da transmissão. Um dos tipos mais usados no Brasil e no mundo são os cabos condutores de alumínio com alma de aço. O estudo busca elucidar a interação entre os fenômenos eletromagnéticos e térmicos dos componentes. Sob condições de altos carregamentos, os cabos chegam bem perto de seus limites térmicos de segurança, o que pode afetar suas propriedades mecânicas e, consequentemente o tempo de vida útil.

De acordo com o pesquisador do Cepel Farith Mustafa Absi Salas, a partir da pesquisa experimental, será possível obter modelos computacionais mais precisos sobre o cálculo de ‘ampacidade’ dos cabos com alma de aço no contexto de tecnologias de carregamento em tempo real das linhas, adicionando maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, respeitando os limites estipulados. O pesquisador explica que, a equipe está trabalhando para obtenção desses modelos em condições atmosféricas mais complexas. Como resultado final, esperam desenvolver uma solução do Cepel que calcule a distribuição de temperatura dos cabos em tempo real para auxiliar no carregamento dinâmico das linhas de transmissão.

Realizado pelo Cepel no âmbito do projeto de Recapacitação de Linhas de Transmissão, o trabalho contou com várias fases e resultou em diversas publicações de alto impacto no meio científico nacional e internacional. Além disso, foi base para a tese de doutorado defendida, em janeiro de 2021, pelo ex-bolsista Ruyguara Meyberg, no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ. Intitulado “Study on steel-cored conductors for ampacity calculation: experiments and modeling”, o estudo, co-orientado pelo pesquisador do Centro Luis Adriano de M. Cabral Domingues, apresenta, descreve e modela fenômenos até então desconhecidos nos condutores reforçados a aço, a partir de ensaios inéditos realizados nos laboratórios de Propriedades Elétricas e Magnéticas e de Alta Corrente do Cepel.

Mais recentemente, uma síntese da pesquisa experimental foi apresentada pelo pesquisador Carlos Kleber da Costa Arruda dentro do tema preferencial “Melhorando o desempenho de linhas aéreas” no Encontro do Grupo de Trabalho do Comitê de Estudos B2, realizado durante a edição virtual comemorativa do Centenário do Cigre Internacional. De acordo com o Cepel, o trabalho “Research on electromagnetic and thermal behaviors of conductors”, de autoria de Farith e Ruyguara”, foi bem recebido pelos membros do comitê, repercutindo positivamente no meio científico internacional.