A Engie e o estado do Ceará assinaram na última sexta-feira, 15 de outubro, um Memorando de Entendimentos para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de grande escala no porto de Pecém. O foco principal do projeto é exportação do hidrogênio verde, no entanto, também está sendo avaliado seu uso em mobilidade pesada, na indústria do aço, produção de químicos e mistura para as redes de transporte de gases, o que permitiria transformar o projeto em um hub de hidrogênio verde. O projeto permitirá ativar a descarbonização desses segmentos.

A primeira etapa tem como objetivo produzir entre 100 MW e 150 MW em um prazo de até cinco anos e em seguida desenvolver outras fases até chegar à uma escala maior, acompanhando a expansão dos mercados locais e internacionais. A Engie poderá colaborar com vários stakeholders, de forma a permitir que esta ação seja acelerada.

A meta global da Engie é criar uma posição forte em hidrogênio verde. Até 2030, a empresa projeta desenvolver capacidade instalada de fabricação de hidrogênio verde de 4 GW no mundo e o Brasil é uma região-chave para o alcance desta meta considerando a presença do grupo no país e a abundância de energia renovável. Para fomentar parcerias e estudos nessa área, a empresa ingressou recentemente na Associação Brasileira de Hidrogênio, tornando-se a primeira empresa do setor de energia a se filiar à entidade. No mundo, o Grupo já possui 70 projetos de hidrogênio verde industrial em funcionamento.

Para Raphael Barreau, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento de Negócios Globais da Engie Green Hydrogen, o hidrogênio é um vetor estratégico para a descarbonização, por permitir uma melhor integração das energias renováveis, além de ajudar a reduzir as emissões em setores difíceis de atingirem suas metas. Segundo Barreau, há know-how para oferecer as soluções mais eficientes de hidrogênio verde, em escala industrial, no país, contribuindo para redução de emissões de gases do efeito estufa e colaborando com a transição para um mundo neutro em carbono.

O governador Camilo Santana fez o anúncio em uma live nas redes sociais do estado do Ceará. O MoU teve a assinatura do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará, Maia Junior, e da secretária executiva do Sedet, Roseane Medeiros. Pela Engie, além de Raphael Borreau, o memorando teve o registro do Diretor de Comunicação e Responsabilidade Social, Gil Maranhão Neto, e do Representante Regional da Engie Green Hydrogen para a América Latina, Koen Langie.