O Grupo Gera, empresa que atua com comercialização e geração de energia renovável no Brasil, está reunindo os contratos de fornecimento de energia de consumidores do Ambiente de Contratação Livre para reduzir consumo das empresas e garantir adesão aos benefícios da Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RVD), programa de benefícios financeiros lançado pelo Ministério de Minas e Energia em agosto deste ano.

Segundo a empresa, o novo serviço para a chamada “comunhão de carga” integra vários CNPJs dentro de um perfil agregador com um mesmo proprietário ou sócio em um único pedido de adesão ao programa RVD, com o compromisso dessas empresas no ACL de reduzirem o consumo em determinado período em troca de uma recompensa financeira. Ainda de acordo com a empresa, o Grupo faz toda a validação e estruturação para possibilitar que os clientes tenham a máxima recompensa possível.

Além do estudo de viabilidade e definição de estratégia, o Grupo Gera submete as propostas para o ONS, monitora diariamente os consumos, operação de forma remota as plantas de geração e automação, faz contratação de insumos e validação dos valores recebidos. Pelas regras do programa federal, podem participar unidades consumidoras que estejam no mercado livre de energia, de qualquer segmento, que tenham alguma forma de diminuir seu consumo em horários determinados, seja por deslocar o consumo, parada de produção ou o uso de geradores.