Cepel aperfeiçoa modelagem de geradores conectados ao sistema por inversores

Arquivos de dados para o ANAFAS referentes ao Sistema Interligado Nacional estão disponíveis para download nos sites do ONS e da EPE

O programa ANAFAS, desenvolvido pelo Cepel para cálculo de curtos-circuitos na rede elétrica, passou a contar com novo modelo para representação de geradores conectados ao sistema por inversores, como os eólicos tipo IV (full-converter) e as usinas fotovoltaicas. A funcionalidade foi apresentada aos usuários em treinamento virtual realizado pelo Cepel na primeira semana de outubro.

De acordo com o Cepel, o ANAFAS possui mais de 220 licenças comerciais e 170 licenças acadêmicas, no Brasil e no exterior. Ele facilita os estudos e análises que necessitam da simulação de curtos-circuitos, como ajustes de proteção, superação e dimensionamento de equipamentos, análise de ocorrências e estudos de acesso. Além disso, permite a criação de equivalentes para uso em programas de simulação dinâmica e geração de arquivos de teste de relés em formato COMTRADE. Arquivos de dados para o ANAFAS referentes ao Sistema Interligado Nacional estão disponíveis para download nos sites do ONS e da EPE.