Energisa inaugura obras para atender à comunidade em área remota no Acre

Instalação de microssistema de geração solar e armazenamento garante energia contínua, limpa e renovável para os moradores

A Energisa inaugurou na última terça-feira, 26 de outubro, as obras que garantem o fornecimento de luz 24 horas por dia para a comunidade ribeirinha Vila Restauração, localidade situada em área remota da Região Amazônica no Acre e próxima à fronteira com o Peru. A iniciativa conta com desenvolvimento sustentável, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida para toda comunidade que, até então, só contava com eletricidade por apenas três horas diárias. O investimento da companhia soma aproximadamente R$ 20 milhões e faz parte dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Eficiência Energética da Energisa, ambos regulados pela Aneel.

De acordo com a empresa, a energia elétrica chegará aos moradores por um microssistema de geração solar e armazenamento de energia, por meio de baterias de íon de lítio, tecnologia de ponta com baixo impacto ambiental e maior durabilidade. O excedente de energia gerada ao longo dos dias ensolarados será armazenado nas baterias para garantir o abastecimento durante a noite e em dias chuvosos ou nublados, com baixa incidência de luz solar. Dessa forma, os moradores terão acesso à energia de maneira contínua.

A empresa também fará o monitoramento 24 horas por dia do sistema remotamente para acompanhar e registrar todo o funcionamento. Assim, será possível atuar de forma preventiva e rápida caso haja alguma necessidade de manutenção.