Projeto da Celesc promove modernização da iluminação pública

Iniciativa prevê que serão trocadas, até o final de 2021, cerca de 15 mil luminárias de LED, que apresentam duração de aproximadamente 15 anos

Para estimular o uso consciente de energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses, a Celesc está promovendo um Projeto de Eficiência Energética que já destinou R$ 18,2 milhões para a modernização do parque de iluminação de 19 municípios de diversas regiões de Santa Catarina. O Cidade + Eficiente, aprovado em Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética Celesc da Aneel, tem proporcionado às prefeituras dos municípios, uma economia de R$ 5,7 milhões por ano, ou o equivalente a 7.654 MWh e o plantio de mais de 9 mil árvores.

Por meio do Cidade + Eficiente serão trocadas, até o final de 2021, cerca de 15 mil luminárias de LED, que apresentam duração de aproximadamente 15 anos e menor consumo de energia em comparação a modelos de vapor de sódio, mercúrio ou de vapor metálico, consideradas energeticamente ineficientes por durarem, em média, cinco anos. Paralelamente, são realizadas ações para conscientizar a população para práticas de economia de energia, palestras em órgãos públicos e escolas, além do descarte correto dos resíduos elétricos e das lâmpadas inutilizadas, com base em normas sustentáveis. Atualmente, o Cidade + Eficiente está em execução em 11 municípios catarinenses. A previsão é que, até dezembro deste ano, todas as cidades selecionadas sejam contempladas.