Omega lança movimento defendendo liberdade energética

Liderado pela companhia, o Movimento Luz Livre promove mobilização para chamar a atenção sobre o direito de escolha da energia elétrica

A Omega lançou o Movimento Luz Livre, que visa promover o debate para a livre escolha por fontes mais limpas e mais baratas, solar e eólica, que ainda estão restritas apenas a grandes empresas que consomem mais de R$ 50 mil por mês de energia. As ações acontecem na Esplanada dos Ministérios e Congresso Federal para chamar a atenção da sociedade para que todos tenham o direito de reduzir custos e ajudar no combate ao aquecimento global.

De acordo com a empresa, para dar ênfase à essa discussão, uma “manifestação” foi protagonizada por 70 bonecos infláveis de 3,5 metros na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional, com faixas do Movimento Luz Livre, no intuito de acelerar as discussões sobre o direito de escolha. O Brasil enfrenta uma crise hídrica e energética sem precedentes e isso demanda uma atitude de todos para uma solução viável e positiva para todos os brasileiros. O Movimento promove ainda uma petição que pode ser assinada por qualquer pessoa em prol dessa discussão no site https://www.movimentoluzlivre.com.br .

Hoje, 47% do valor pago pela energia elétrica é composto de encargos e impostos. Se o consumidor ou pequeno empresário tivesse o direito de escolha, cada megawatt-hora solar que um consumidor residencial comprar no mercado livre reduziria em 93% o custo do subsídio que ocorreria caso o mesmo consumidor instalasse painéis solares na própria residência, tendo uma energia mais barata e também 100% renovável. Com o direito a livre escolha, o pequeno empresário que hoje é sufocado pela alta no preço de insumos e matéria-prima poderia contar ainda com alívio financeiro no custo de luz. Além disso, o agronegócio, um dos principais motores da economia nacional, poderia economizar até 20% no custo de distribuição de seus produtos e até 40% em seus encargos de energia, o que possibilitaria a ampliação de seus investimentos e diversificação de negócios, destaca a Omega.