O Operador Nacional do Sistema Elétrico criou uma forma mais ágil de disponibilizar dados históricos de geração eólica e fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional. A nova aba do site surge com o intuito de suprir a demanda por informações com a expansão das fontes renováveis e tem como principal objetivo facilitar a consulta pública, além de permitir a visualização dos dados detalhados sob forma de gráficos.

De acordo com o Operador, os usuários ganharam liberdade para fazer as próprias análises, apoiadas pelos princípios da transparência e da confiabilidade do conteúdo disponibilizado. O sistema possibilita a pesquisa referente a usinas eólicas e fotovoltaicas programadas e/ou despachadas pelo ONS. A busca pode ser filtrada por escala temporal, bem como por subsistema, estado, ponto de conexão, conjunto de usinas e até mesmo por uma usina específica, se for o caso. As informações também são apresentadas por patamar de carga dos pontos de vista elétrico e energético. A seção reúne oito principais famílias, que incluem informações como fator de capacidade; geração média diária e horária; evolução da capacidade instalada; e inserção de geração. O resultado das consultas pode ser impresso ou exportado pelo usuário em formato compatível com planilhas Excel.

O ONS ressaltou que o resultado pode ser diferente daquele apresentado na página de Dados Gerais do Histórico da Operação, tendo que vista que lá também são contempladas usinas não despachadas/programadas pelo ONS.