O grupo Iberdrola se uniu à empresa global de inovação corporativa The Bakery para buscar startups com soluções que permitam reduzir as perdas não técnicas da rede de distribuição. O desafio, cujas inscrições vão até 10 de novembro, vai ao encontro de uma problemática que tem atingido todo o setor elétrico, sobretudo no Brasil, onde atua a subsidiária Neoenergia.

Um dos diferenciais do Start-up Challenge é a possibilidade do vencedor realizar testes e implementar a solução em qualquer uma das empresas da Iberdrola, com a oportunidade de receber investimento pelo Programa Internacional de Start-ups (Perseo), veículo de Corporate Venture Capital do grupo.

Há ainda a possibilidade do projeto ser incluído diretamente no processo de adesão ao novo centro de inovação em redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub, localizado na Espanha.

O prêmio será a assinatura de um acordo de colaboração e teste com o Perseo ou qualquer outra empresa da Iberdrola, que oferecerá o pagamento de despesas e suporte técnico, além de facilitar um ambiente e dados reais para testar a solução, com acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto.

Considerada a primeira consultoria de inovação corporativa do mundo e com atuação em mais de 30 países, a londrina The Bakery auxilia grandes companhias no Brasil, como Vale, Santander e iFood. A empresa irá atuar no projeto mapeando centenas de soluções globais para endereçar pontos específicos do desafio, através da ativação do seu ecossistema de inovação.