A EDP iniciou a incorporação dos seus primeiros caminhões 100% elétricos na frota para atendimento de serviços em campo. O modelo iEV1200T, da JAC Motors, foi testado em 2020 e preenche todos os requisitos de segurança, melhora a ergonomia, além de não agredir o meio-ambiente.

O modelo disponibilizado para a companhia também conta com cesta overcenter também elétrica – combinação que melhora a produtividade e eleva o nível de segurança. O veículo oferece ainda a tecnologia inteligente do i-Pedal. Ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar sua autonomia em até 20%.

O caminhão pesa abaixo de 8 toneladas e tem um custo total por quilômetro rodado equivalente a um quinto do custo de seu equivalente a diesel. Além disso possui torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade.

A empresa iniciará a operação com uma unidade em São José dos Campos e outra na cidade de Vitória, para atendimento da Distribuidora no Espírito Santo. A intenção é adquirir novos caminhões conforme fatores como a infraestrutura de recarga e mão de obra especializada para manutenção avancem na região de atuação.

Em São Paulo, a EDP já possui carregadores compatíveis com os caminhões em São José dos Campos, no litoral e em sua sede corporativa na capital paulista. Pelo plano de expansão da empresa, todas os Centros de Serviços de Distribuição, localizados em Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Taubaté e Guaratinguetá, além de São José e Litoral, terão pontos de carregamento até o final de 2022.