Furnas lança edital de inovação com foco em Start Ups

Edital abrange temáticas nos âmbitos da confiabilidade energética, hidrogênio verde e preço de energia

Furnas lançou o edital para o Desafio Furnas Conecta – Start Ups. O orçamento total previsto para o financiamento de projetos é de R$ 3 milhões. Desenvolvida em parceria com SenaiI/RJ e com apoio do Energy Future, hub digital de inovação do setor, a iniciativa vai identificar propostas inovadoras nas temáticas “Confiabilidade Energética”, “Hidrogênio Verde” e “Preço de Energia”. O edital é voltado para startups e empresas de base tecnológica. As soluções podem ser inscritas até o dia 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future. Mais informações a respeito do cadastro de propostas estão disponíveis no site Desafio Furnas Conecta Startups neste link.

De acordo com a superintendente de Estudos de Mercado e Inovações, Fabiana Teixeira, esse é o segundo edital de inovação para start ups lançado por Furnas. O primeiro, em 2020, teve foco em iniciativas de combate ao coronavírus para trabalhadores do setor elétrico. Segundo ela, por meio do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica, foi procurado o estímulo ao ecossistema de inovação, através de parcerias com startups que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento econômico e social.

No pilar “Confiabilidade Energética”, Furnas busca propostas que visem ao desenvolvimento de novas tecnologias, ou ferramentas de monitoramento de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão. No tema “Hidrogênio Verde” a ideia é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de Hidrogênio Verde, o que inclui diversas aplicações energéticas e não energéticas do hidrogênio. Neste aspecto enquadram-se propostas que reduzam os gases de efeito estufa e a consequente descarbonização da matriz elétrica. Já no tema “Preços de Energia”, a companhia procura soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica.

Para Luciana Iulianelli, gerente de Projetos de P&D da estatal, a busca é por projetos inéditos, que contribuam para solucionar os temas elencados, gerando valor para a empresa e para sociedade.

O Desafio Furnas Conecta – Startups está dividido em cinco etapas:
• Aplicação/Inscrições: de 09/11/2021 a 23/12/2021.
• Avaliação: de 03/01/2022 a 21/01/2022.
• Divulgação do resultado da Etapa de Avaliação: 25/01/2021.
• Seleção: de 31/01/2022 a 18/02/2022.
• Divulgação do resultado final: 15/03/2022.