Lote no Amapá é destaque no leilão de LTs de dezembro

Aneel aprovou edital de certame que deverá atrair R$ 2,9 bilhões em investimentos

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 16 de novembro, o edital do Leilão de Transmissão nº 2/2021, para a construção e a manutenção de 902 quilômetros em linhas de transmissão. A aprovação é o último passo necessário para o certame após o envio da documentação para verificação do Tribunal de Contas da União. Um dos destaques desse leilão é o  Lote 5, no Amapá, que envolve a construção da LT Macapá – Macapá III, com 10 km, e da subestação Macapá III, com transformação de 2 x 150 MVA. O leilão será em 17 de dezembro na sede da B3, em São Paulo.

Serão licitados cinco lotes e a expectativa de investimentos é de R$ 2,9 bilhões, com a geração de 6.607 empregos. As LTs e SEs vão passar pelos estados do Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

O lote no Amapá foi criado para suprir o atendimento à capital Macapá e parte do estado, de modo que se evite o que aconteceu no fim do ano passado. Uma explosão na Subestação que atua na conexão ao Sistema Interligado Nacional fez com que a região ficasse sem energia por 22 dias.