Encontro Anual do Mercado Livre debate perspectiva para abertura e expansão do ACL

Evento na Bahia será realizado de modo presencial este ano

O Encontro Anual do Mercado Livre será realizado de 25 a 27 de novembro e a edição de 2021 terá como tema o “Mercado Livre e as perspectivas para abertura e expansão”. O evento é promovido pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets e pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia. O encontro este ano volta a ser presencial e sediado no Tivoli Eco Resort, na Bahia. No ano passado, o evento foi em ambiente virtual devido a pandemia.

O EAML começa com o painel “Perspectivas para o mercado livre de energia em 2022”, em que a abertura fica por conta de Christiano Vieira da Silva, Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia e a palestra é de Edvaldo Santana, sócio-diretor da Neal. O debate, que vai passar por temas como Evolução Regulatória, Perspectivas de Negócio, Impacto das Eleições, Preço e Demanda e abertura, será com Reginaldo Medeiros, Presidente Executivo da Abraceel; Mário Menel, Presidente do Fase; e Roseane dos Santos, Conselheira da CCEE.

No segundo dia de evento, é a vez do painel “Caminhos para a evolução da segurança de mercado”, que contará com a presença de Roseane dos Santos, Donato Filho, Diretor Geral Volt Robotics, Bernardo Sicsú, Diretor de Eletricidade e Gás da Abraceel e Carlos Ratto, CEO do BBCE. Notas técnicas da CCEE, Impactos no mercado, Papel da agência reguladora e um estudo da Abraceel sobre Segurança de Mercado estarão na pauta.

Em seguida, a abertura do mercado será o assunto principal, com o painel “Viabilizando a abertura total do mercado de energia em 2024”. A palestra é de Agnes da Costa, Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, e Marcelo Loureiro, Conselheiro da CCEE; Walfrido Ávila, presidente da Tradener e Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica serão os debatedores. A moderação fica com Alexandre Lopes, vice-presidente da Abraceel.

O último painel do dia, “O ACL e a crise hídrica: expectativas para 2022”, vai abordar as perspectivas para a operação, impactos no preço, a adaptação de mercado e a migração de consumidores. O presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, profere a palestra e Luiz Eduardo Barata Ferreira, consultor do ICS; Christiano Vieira da Silva, do MME e Luiz Carlos Ciocchi, diretor geral do ONS participam do debate.

O último dia fica reservado para o workshop, que vai abordar tarifas, perspectivas de hidrologia e preço e cenários políticos.

Serviço

Encontro Anua do Mercado Livre
Data: 25 a 27 de novembro de 2021
Local: Tivoli Eco Resort, Bahia
Mais informações: https://www.encontromercadolivre.com.br/pt/home.html