Siemens Energy vai entregar SE para Casa dos Ventos no RN

Contrato prevê subestação com tecnologia Sensformers integrada aos transformadores elevadores, com operação remota e análise de parâmetros técnicos

A Siemens Energy firmou contrato com a Casa dos Ventos para a entrega de equipamentos e soluções tecnológicas que farão parte da segunda fase do complexo eólico Rio do Vento, de pouco mais de 1 GW no Rio Grande do Norte. As duas fases do projeto contarão com 240 aerogeradores, com previsão inicial da operação em 2023, com 120 unidades e capacidade instalada de 534,2 MW.

A parceria contempla o fornecimento de uma subestação coletora na modalidade de sistema, incluindo transformadores de potência 34,5/500kV 280MVA, equipamentos de alta e média tensão, bem como o sistema de proteção e controle e supervisão, que interligam a energia gerada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Siemens Energy, o grande diferencial tecnológico do projeto é a utilização da tecnologia Sensformers integrada aos transformadores elevadores, que além de operar remotamente, permitem a coleta e análise de parâmetros operacionais de forma assertiva, ampliando a segurança na resposta aos momentos de emergência.