O MIT Reap Rio, do LabrInTOS, da Coppe/UFRJ, abriu as inscrições até o dia 6 de dezembro para o energINN, programa de formação de novas startups para os setores de Energia e Sustentabilidade e que objetiva ser a maior e mais completa formação de empreendedores e de ecossistemas de inovação nesta área.

O programa é composto por um curso online, básico e gratuito sobre o tema, com duração de três meses. A finalidade é fornecer suporte para que universitários, pesquisadores e empreendedores desenvolvam projetos preliminares de Business Case e participem de uma seleção para uma fase posterior de Aceleração, quando serão fornecidas mentorias técnicas e de negócios, infraestrutura laboratorial e networking entre investidores e grandes empresas.

O LabrInTOS da Coppe/UFRJ é uma instituição que representa as universidades do estado do Rio no projeto em conjunto com Furnas, Petrobras (corporações) e o deputado federal Paulo Ganime (setor governamental), a Fábrica de Startups e o Energy HUB/SDP (empreendedorismo) e a MSW Capital (capital de risco).

A Vibra Energia (ex-BR Distribuidora) é a mais nova corporação parceira dessa iniciativa. As cinco categorias dos principais atores necessários à estruturação de um ecossistema, tal como preconiza o programa MIT Reap, estão representadas, tendo como propósito sua ampliação.