Minerva acerta compra de I-RECs com CGN Brasil Energia

Certificados valem para operações na América do Sul e levarão fabricante de alimentos a ser a primeira do setor a ter emissões zero no Escopo 2

A Minerva Foods anunciou a compra de mais de 369 mil certificados de energia renovável (I-REC) para 100% de suas operações na América do Sul, tornando-se a primeira empresa do setor a ter emissões líquidas zero no Escopo 2, de emissões indiretas por consumo de energia. A parceria entre a Minerva Foods e a CGN Brasil Energia resultou na compensação de 100% das emissões de CO² referente ao consumo de energia elétrica utilizada pela Minerva Foods em suas operações no Brasil. A empresa é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região.

De acordo com Taciano Custódio, Diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods, os certificados rastreiam os megawatts-hora consumidos e garantem que eles provêm de uma fonte renovável. Segundo ele, “a meta de nosso compromisso com a sustentabilidade já foi atingida em 2020 e vai seguir dessa forma como parte da estratégia para ser Carbono Neutro até 2035”. Com isso, 100% de toda energia consumida pela Minerva Foods no Brasil é lastreada pelos I-RECs com selo REC Brazil de energia eólica produzidos pela CGNBE, no Complexo de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Hugo Squizatto, responsável pela emissão dos certificados de energia renovável na CGNBE, informou que a geradora já comercializou mais de 5.000.000 de certificados I-REC e aumentou o seu portfólio de venda para esse ano, garantindo a certificação de energia limpa para várias empresas e empreendimentos sustentáveis.