Fábrica no RJ prevê economia anual de 5.900 MWh com maior eficiência

Projeto encomendado pela Votorantim Cimentos junto a Nexway traz melhoria na performance operacional e ganhos ambientais

A Votorantim Cimentos anunciou que reduzirá em 5.900 MWh o consumo anual de energia elétrica em sua fábrica de Cantagalo (RJ), por meio de um projeto desenvolvido e implantado pela Nexway Eficiência, empresa de eficiência energética do Grupo Comerc Energia.

A iniciativa saiu do papel após um estudo detalhado sobre a demanda energética e os equipamentos utilizados na unidade. Em seguida foi realizada a substituição de parte dos motores por modelos mais modernos e eficientes, além da instalação de um novo transformador de potência e de novos painéis elétricos. O resultado foi a redução de 55% do consumo de energia dos equipamentos em questão e 6% de economia energética em toda a unidade.

Conforme projeção realizada pela Nexway, a unidade terá uma redução de emissões de 1.680 toneladas de CO2, assim como os custos com manutenção corretiva consideravelmente reduzidos. Nos últimos anos a fábrica de Cantagalo tem passado pela modernização dos equipamentos que realizam o coprocessamento – método que permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, reduzindo o uso de recursos naturais não-renováveis e emissões de poluentes.

Adicionalmente ao projeto, a empresa do Grupo Comerc irá doar cerca de 1.000 mudas de árvores que serão plantadas na Floresta Nexway, em parceria com a Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da holding Votorantim S.A., que tem sob sua responsabilidade a administração do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País.