Total Eren inicia estudos de H2 verde em larga escala no Chile

Projeto totalizará em até 10 GW eólicos e fica na região de Magallanes

A Total Eren iniciou estudos para o desenvolvimento de um projeto de hidrogênio verde em larga escala denominado “H2 Magallanes” que totalizará em até 10 GW de capacidade eólica, com até 8 GW de capacidade de eletrólise, uma planta de dessalinização, uma planta de amônia (NH3) e instalações portuárias para transportar a amônia verde. O projeto fica próximo à comuna de San Gregorio, na região de Magallanes, no Chile.

A companhia Eren garantiu terrenos que se beneficiam das condições de vento onshore, assim como o acesso direto ao mar. A região possui recursos solares e eólicos e figura entre os países mais promissores para desenvolver hidrogênio verde competitivo, seja para uso local ou exportação para os mercados americano, asiático e europeu, diz a nota à imprensa.

A meta consiste em realizar estudos, a fim de lançar o projeto em 2025, com o horizonte de produção de hidrogênio em 2027. O projeto está inserido no objetivo do Chile de figurar entre os líderes globais na produção de hidrogênio verde por eletrólise, com uma meta de 25 GW até 2030.