Furnas inaugura planta de hidrogênio em Itumbiara

Empreendimento de R$ 45 milhões é parte de projeto estratégico de P&D da Aneel

A primeira planta de testes de produção de hidrogênio verde de Furnas será inaugurada na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, na usina hidrelétrica de Itumbiara. A empresa investiu quase R$ 45 milhões no empreendimento, que é parte de projeto de Pesquisa & Desenvolvimento destinado a estudar o armazenamento de energia e a inserção no Sistema Interligado Nacional.

A cerimônia terá as presenças do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do presidente da empresa, Clovis Torres. O projeto foi desenvolvido pela estatal no processo de chamada publica da Agência Nacional de Energia Elétrica do P&D estratégico sobre Arranjos Técnicos e Comerciais para inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro.

Ele começou a ser implantado em março desse ano, na planta solar instalada na usina. De acordo coma empresa, o projeto prevê sinergia hidro-solar, com apoio em sistemas de armazenamento na área da UHE, armazenamento eletroquímico em baterias e armazenamento em hidrogênio com a instalação de geração de energia elétrica por meio de plantas fotovoltaicas (200 kWp flutuante / 800 kWp no solo).