Petrobras conclui arrendamento do Terminal de GNL da Bahia

Transferência da operação para a Excelerate foi aprovada pelo Cade

A Petrobras informou na manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro, que assinou o Termo de Recebimento para transferência da operação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito da Bahia (TR-BA) para a empresa Excelerate Energy Comercializadora de Gás Natural (Excelerate). A celebração do termo foi realizada após a aprovação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo a nota enviada pela estatal, a Excelerate foi apoiada pela petroleira na obtenção das licenças e autorizações necessárias, cumprindo também as condições precedentes existentes no contrato de arrendamento para a operação do terminal. O navio regaseificador da americana Excelerate se encontra posicionado no TR-BA e a transferência da operação representará à empresa a possibilidade de disponibilizar gás natural ao mercado.

A atracação do navio permitirá também a transferência do navio regaseificador Golar Winter, a serviço da Petrobras, para o terminal de regaseificação de GNL de Pecém (CE). Os três terminais de regaseificação de GNL estão conectados à malha integrada de transporte de gás natural do país (Baía de Guanabara, Pecém e Bahia) e aptos a operar.