GE fecha contrato para O&M da hidrelétrica Igarapava

Serviços ininterruptos serão realizados nas cinco turbinas da usina de 210 MW localizada na divisa de Minas Gerais e São Paulo

A divisão de Hydro da GE Renewable Energy assinou um contrato para fornecimento do escopo completo de Operação e Manutenção (O&M) da hidrelétrica de Igarapava (210 MW), localizada há 23 anos no Rio Grande, na Bacia do Rio Paraná, entre os municípios de Igarapava e Rifaina, em São Paulo e os municípios de Conquista e Sacramento, em Minas Gerais.

A usina foi pioneira no Brasil no uso do grupo de turbinas geradoras do tipo “Bulbo”, que otimiza a geração de eletricidade a partir de represas com fluxo rápido e quedas d’água de menos de 20 metros de altura.

A GE foi uma das principais fornecedoras de equipamentos e soluções durante a construção e instalação da usina, ficando agora responsável por cada uma das cinco turbinas de 42 MW de potência instalada. Essa quantidade de energia que pode ser produzida é suficiente para atender à demanda de uma cidade de aproximadamente 225 mil pessoas.

Para executar o escopo contratado, a companhia afirmou que contará com uma equipe de profissionais para operar a hidrelétrica 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos próximos cinco anos. Além da operação diária, a empresa também é responsável por definir e executar todo o plano de manutenção da planta, desde atividades de rotina até as manutenções preditivas, preventivas e não-planejadas.