A Usina Hidrelétrica Samuel, da Eletronorte, que está localizada em Rondônia, recebeu na última sexta-feira, 10 de dezembro, a Certificação ISO 14001:2015. A conquista aconteceu durante a reunião de encerramento da auditoria externa que demonstra que a instituição está cumprindo os requisitos e as legislações ambientais exigidas. A certificação é muito importante para qualquer empresa que desenvolve ações envolvendo o meio ambiente.

A inspeção, que avaliou o alinhamento dos processos e ações de gestão de meio ambiente da usina com os requisitos da norma, ocorreu de 6 a 10 de dezembro. A Fundação Vanzolini fez a avaliação dos processos desenvolvidos pelo Departamento de Meio Ambiente da Geração na hidrelétrica, que é gerenciada pela Superintendência de Ativos da Geração. A Hidrelétrica Samuel agora se une às usinas Tucuruí (PA) e Coaracy Nunes (AP) como detentoras da certificação.

Para o diretor de Operação e Manutenção da Eletronorte, Antonio Pardauil, que acompanhou o encerramento da auditoria, a meta é ter todas as usinas hidrelétricas e termelétricas da Eletronorte certificadas e em conformidade com a ISO 14001 até o final de 2023. O desafio é certificar todas as plantas e consolidar todos os processos de geração de energia, o que só é possível graças ao comprometimento de toda a força de trabalho.