Chesf desenvolve Sistema Inteligente de Gestão da Inovação

O projeto recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões e foi executado em parceria com o Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade

No âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Aneel, a Chesf desenvolveu o Sistema Inteligente de Gestão da Inovação (SiGi), criado para gerir todos os processos concernentes à inovação da Empresa. Iniciado no final de 2015 e finalizado no início de 2021, o novo sistema recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões e foi executado em parceria com o Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade (Claeq), sediado em Fortaleza (CE).

De acordo a Chesf, o SiGi tem como foco a gestão inteligente do processo de inovação. O Sistema incorpora recentes ferramentas de inteligência e algoritmos matemáticos, que incluem a adaptação do método Technology Readiness Level (TRL), desenvolvido pela NASA, em conjunto com o método Demand Readiness Level (DRL) e o método multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP), que foram adaptados de forma original à realidade regulatória, técnica e administrativa do Setor.

Através do SiGi, qualquer empregado da Chesf poderá registrar demandas de inovação e, a partir daí, iniciar as demais fases do processo de inovação que engloba: (1) recebimento e tratamento da demanda de inovação; (2) seleção, (3) elaboração e (4) desenvolvimento de projetos de inovação que podem ser de natureza interna ou com parceria externa; e a (5) inserção do produto no ambiente da Chesf com a definição da melhor estratégica para sua exploração comercial através do processo de vitrine tecnológica.