Vestas fornece e instala 2 GW de capacidade em 2021

O marco foi alcançado em meio a um cenário desafiador em todo mundo, causado pela pandemia de Covid-19

A Vestas atingiu a marca de 2 GW em instalação e fornecimento de energia eólica no Brasil em 2021. O montante é suficiente para suprir a demanda de dois milhões de brasileiros e é equivalente a 10% da capacidade total do país. A cada semana, em média, 10 turbinas foram fabricadas (de acordo com as regras de conteúdo local), transportadas e instaladas em 10 projetos de 8 clientes distintos desde o 1º dia do ano.

De acordo com a Vestas, o marco de 2 GW foi alcançado em meio a um cenário desafiador em todo mundo, causado pela pandemia de Covid-19. As interrupções na cadeia de suprimentos culminaram na alta de custos do transporte e de matérias-primas. Ainda assim, a companhia registrou o desempenho recorde de fornecimento e instalação de turbinas eólicas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, seu principal objetivo global.

Ainda segundo a empresa, neste ano foi realizado o transporte de mais de 5.000 componentes pesados e 1.800 pás eólicas para diversos parques, com o reforço dos protocolos e normas de segurança em toda a cadeia produtiva. Para chegar ao marco de 2 GW, a fábrica da Vestas, em Aquiraz, no Ceará, produziu 500 aerogeradores dos modelos V150-4.2 MW e V150-4.5 MW, altamente adaptado aos ventos brasileiros.