A Copel e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inauguraram na última quarta-feira, 15 de dezembro, um eletroposto no estacionamento do Palácio da Justiça, no Centro Cívico, em Curitiba. A parceria é resultado de uma cooperação técnica entre os dois órgãos para implantação de infraestrutura de abastecimento para mobilidade elétrica.

De acordo com a Copel, as duas estações de recarga implantadas no estacionamento do TJPR têm 22 quilowatts de potência cada (semirrápidas) e sua forma de uso será estudada no projeto, já que elas podem alimentar os veículos de forma distintas, é possível controlar a velocidade para que se abasteça um veículo mais rápido que o outro, por exemplo, conforme a necessidade. O uso também será pesquisado para incluir esta funcionalidade em uma futura possibilidade de negócio.

As estações são todas de carga rápida e gratuita: leva entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga. A eletrificação automotiva segue tendências da indústria automobilística internacional e atende ao Acordo de Paris, que exige novas soluções de geração e consumo de energia baseadas em fontes renováveis e tecnologia sustentável.