A EDP, em parceria com a ONG SOS Pantanal, o Laboratório de Ecologia da Intervenção da UFMS e a Restaura Consultoria Ambiental realizou a reconstituição de 2,5 hectares da Terra Indígena Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul, com um total de 2.500 mudas plantadas pela comunidade para resgatar o ecossistema nativo. A iniciativa está focada na sustentabilidade que a empresa defende.

A ação foi resultado da campanha “Uma árvore conta”, lançada em setembro de 2020, na qual, para cada cliente que optasse por receber sua fatura de energia de forma digital, a companhia doaria uma muda de árvore nativa para o reflorestamento das áreas prioritárias do Pantanal. Atualmente, a EDP tem mais de 920 mil clientes de suas áreas de concessão em São Paulo e no Espírito Santo cadastrados para receber a fatura de energia elétrica de forma virtual. Isso corresponde a cerca de 25% do total.

Além de fazer a restauração da vegetação local, o projeto também promoveu o envolvimento da comunidade no plantio de espécies alimentícias nativas, colaborando para a segurança alimentar das famílias da região. A iniciativa alia educação e conscientização ambiental, proporcionando trocas entre o conhecimento técnico e o conhecimento tradicional. As mudas utilizadas foram produzidas pela própria comunidade, que as vendeu para o projeto, gerando renda para os moradores.