TBG abre processo de compra e venda de gás de terceiros

Processo servirá para balanceamento e uso do sistema de transporte da companhia. Inscrições vão até 17 de fevereiro

A TBG abre nesta quarta-feira, 12 de janeiro, o processo de consulta ao mercado para aquisição e venda de gás natural de terceiros, visando ações de balanceamento, além da compra do insumo com vistas ao uso em seu sistema de transporte (GUS). O período de recebimento das propostas acontece até 17 de fevereiro, através do e-mail comercial.proposta@tbg.com.br.

As etapas do processo de contratação de fornecedor ou de prospecção de adquirentes incluem a submissão das propostas, escolha dos proponentes, além da negociação, assinatura e celebração dos contratos. Esta última está prevista para ocorrer a partir de 15 de maio deste ano.

O balanceamento é um procedimento que visa manter o equilíbrio das injeções e das retiradas de gás necessário para o bom funcionamento da rede da transportadora, podendo ser necessária a aquisição ou venda do insumo para sua realização. A necessidade de compra pela transportadora pode ocorrer quando a retirada de gás da rede é maior pelos carregadores do que a injeção de gás. Quando a retirada é menor do que a injeção, pode haver a necessidade de venda do excedente.

Os contratos para fins de balanceamento ou uso no sistema (GUS) terão vigência até 31 de dezembro de 2022 e requerem garantia do vendedor ou comprador, e de injeção e retirada de gás no sistema, sempre que for acionado pela TBG. O GUS consiste na quantidade de gás necessária para operar a rede de transporte, incluindo o gás combustível utilizado nos equipamentos da transportadora.

Para aquisição de balanceamento podem participar comercializadores, distribuidoras de gás e consumidores livres. No caso do fornecimento para ambos, podem participar produtores, comercializadores e importadores de gás natural ou GNL.