PotencializEE e SENAI oferecem 150 vagas para especialização gratuita em eficiência energética

Iniciativa irá preparar força de trabalho para atuar em programa que visa tornar o tema da EE realidade em pequenas e médias indústrias do estado de SP

O programa PotencializEE, em parceria com o SENAI-SP, está com inscrições abertas até o dia 16 de janeiro para especialização em eficiência energética. São 150 vagas gratuitas para profissionais com superior completo na área de energia ou correlata ou superior completo em qualquer área com pós-graduação em eficiência energética ou correlata. Ao final do curso, os profissionais farão uma prova, se aprovados, receberão um certificado de especialização na área. Caso o profissional não tenha interesse em fazer o curso, pode optar por realizar a prova de certificação diretamente.

Os 50 profissionais com as maiores pontuações no resultado da certificação, considerando seus respectivos polos de atuação (10 ao todo no estado), serão submetidos a uma avaliação técnica de um Comitê Examinador (caráter classificatório e eliminatório) e, se aprovados, irão compor um cadastro reserva, para futuras contratações no cargo de Especialista em Eficiência Energética e participar da jornada para realizar mais de mil diagnósticos energéticos, entre outros serviços, nos Institutos de Tecnologia em Energia do SENAI – SP.

O programa prevê ainda um módulo adicional ao processo de capacitação de consultores focado no público feminino. Trata-se da “Mentoria para Mulheres da Eficiência Energética ” criado para dar suporte e orientação às mulheres que prestam serviços na área de eficiência energética, segmentos tradicionalmente masculinos, para que consigam se posicionar em seu ambiente de trabalho e desenvolver suas carreiras com máximo potencial.

Os Especialistas em Eficiência Energética serão acionados por demanda e contratados como horistas em regime CLT efetivo, pelo SENAI. Os contratos têm carga horária mínima de 4 horas e máxima de 120 horas mensais. Os salários poderão chegar a R$ 8.954,40, dependendo da quantidade de horas trabalhadas. O PotencializEE tem como meta realizar mil diagnósticos energéticos e implementar 425 projetos de eficiência energética em indústrias do estado de São Paulo até 2024. Para saber mais detalhes acesse aqui.