Voith assina com Chesf para modernização na UHE Paulo Afonso II

Reforma vai permitir aumento da vida útil de máquinas. Empresa já atua desde 2021 na modernização de Paulo Afonso IV

A Voith Hydro assinou contrato com a Chesf para reforma da UHE Paulo Afonso II, na Bahia. A usina passará pela primeira modernização em duas das seis turbinas da planta. Serão reformadas as máquinas 8 e 9, do tipo Francis e, ainda, revisadas as seis comportas e seus sistemas de acionamento hidromecânicos. Outras turbinas receberão novos filtros e auxiliares mecânicos. De acordo com Andreas Wellmann, Presidente e CEO da Voith Hydro América Latina, um processo de modernização como esse é importante para prolongar a vida útil das máquinas, evitando falhas para o sistema integrado.

Paulo Afonso II começou a ser construída pela Chesf em 1961. A conclusão da obra foi em 1967. A usina possui seis unidades geradoras, sendo duas unidades com potência unitária de 70 MW, uma unidade com potência unitária de 75MW e três unidades com potência unitária de 76 MW, totalizando 443 MW de potência instalada.

Em junho de 2021, a Voith Hydro também assinou contrato com a Chesf para modernização da UHE Paulo Afonso IV, no mesmo complexo. É a quarta maior usina em potência instalada no Brasil e opera desde 1979. Com a modernização, a usina contará com um aumento de 2,5 GW de potência instalada. O projeto poderá aumentar a capacidade energética da usina oferecendo energia capaz de abastecer uma cidade de 170 mil pessoas.

A modernização vai desde a tomada d’água até a sucção, com revisão das comportas e seus sistemas de acionamento, vertedouro, substituição dos sistemas auxiliares mecânicos e elétricos, reforma completa e repotenciação das turbinas, com maior capacidade e mais rendimento, contando com a substituição dos rotores tipo Francis, além de digitalização dos sistemas de medição, proteção, controle, supervisão e regulação da usina. Assim, é possível gerar mais energia com a mesma quantidade de água captada. O recurso para o investimento é proveniente da Receita Anual de Geração, na modalidade GAG Melhoria – recurso destinado a investimentos para a manutenção da qualidade e continuidade da prestação do serviço pelas usinas hidrelétricas.