Aneel ratifica tarifa de Itaipu

Valor será aplicado provisoriamente, até que a base orçamentária com os custos de exploração seja aprovada pelo conselho da empresa

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica ratificou a tarifa provisória de repasse da potência contratada de Itaipu Binacional, fixada em US$ 24,73/ kW.mês para o período de janeiro a dezembro de 2022. O valor vai vigorar até que a Base Orçamentária das despesas de exploração da usina seja aprovada pelo Conselho de Administração da empresa.

A tarifa de Itaipu é paga à Eletrobras pelas distribuidoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que recebem a energia da usina na forma de cotas proporcionais ao mercado de cada uma delas. Antes da privatização da companhia, o controle da participação brasileira no empreendimento passará para a Enbpar, a nova estatal criada para assumir Itaipu e Eletronuclear.

A atualização do valor atual da tarifa tinha sido homologada pela Aneel em reunião extraordinária. A decisão foi confirmada na primeira reunião semanal de 2022, realizada nesta terça-feira, 18 de janeiro.