Copel realiza a substituição de 200 mil medidores pela Rede Elétrica Inteligente

O programa teve início em abril de 2021 e está em andamento em 59 cidades

A Copel informou que o Programa Rede Elétrica Inteligente (REI) atingiu o número de 200 mil medidores substituídos nas 59 cidades em que já está em andamento. Recentemente, as equipes iniciaram os trabalhos nas cidades de Bom Sucesso do Sul, Coronel Domingos Soares, Marmeleiro, Renascença, São Jorge d´Oeste e Vitorino, no Sudoeste do Paraná. O programa teve início em abril de 2021, em Pato Branco, onde os medidores antigos já foram substituídos pelos inteligentes em aproximadamente 85% do total de residências, indústrias e empresas urbanas e rurais.

De acordo com a distribuidora, em todas as unidades consumidoras, os medidores atuais serão substituídos por medidores digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da companhia, facilitando o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final. Esse investimento tecnológico não tem custo algum para o cliente e permitirá a leitura de consumo remota, assim como autonomia para o usuário monitorar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celular.

Os sensores e dispositivos de controle à distância da rede inteligente vão reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema. Eles permitem que a rede se religue automaticamente quando isso for possível e, nos casos em que não ocorra, fornecem dados para que a Companhia possa detectar e sanar eventuais problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba.