A EDP lançou um prêmio para reconhecer a excelência acadêmica na área da energia. A iniciativa é destinada a universitários de todos os mercados em que o grupo opera e que tenham desenvolvido teses de mestrado ou doutorado sobre este tema. O EDP Labelec Merit Award  tem como meta premiar a investigação na área e ajudar a encontrar novas abordagens que possam ser aplicadas à realidade empresarial.

Os interessados podem realizar as inscrições até 31 de março no site da EDP Labelec. Nesta primeira edição, o prêmio oferecerá ao vencedor 15 mil euros, no caso de ser uma dissertação de mestrado, ou 20 mil euros, tratando-se de uma tese de doutorado. Podem concorrer trabalhos que, no contexto da área da energia, explorem temas como produção e integração de energias renováveis e descarbonização, redes inteligentes e distribuição, novas soluções de energia limpa e tecnologias inovadoras ou soluções digitais.

Segundo a companhia, o processo passará pela avaliação e seleção dos 20 melhores candidatos por uma Comissão Técnica da EDP Labelec e da EDP New, duas áreas do grupo focadas em desenvolver projetos de inovação no setor energético. Posteriormente, serão escolhidas as cinco melhores teses por uma comissão de avaliação da EDP. E, finalmente, um júri constituído por personalidades reconhecidas e externas à empresa fará a escolha do trabalho vencedor.