BBCE disponibiliza marcação a mercado de contratos de energia

Companhia inclui na plataforma de negócios mais uma informação que contribui à tomada de decisão e gestão de risco de clientes

O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) disponibilizou a partir desta segunda-feira, 31 de janeiro, a possibilidade de seus clientes consultarem a marcação a mercado (MtM) dos negócios já fechados com outros agentes do mercado livre. O novo dado será atualizado diariamente com base no fechamento do pregão anterior (D-1) e possibilita conhecer o MtM atualizado dos contratos de energia com outras empresas.

Os usuários da plataforma já contavam com a funcionalidade Gestão de Limites, que permite conceder um teto para o montante em reais a ser negociado com uma outra companhia, além de acompanhar quanto dele foi consumido e o volume ainda disponível para novos contratos. Agora será possível acompanhar os valores também com base nos movimentos mais recentes do mercado, cuja referência é a Curva Forward BBCE.

De acordo com o presidente da entidade, Carlos Ratto, a informação adicional é mais uma contribuição para a gestão de riscos e tomada de decisão dos agentes do mercado livre. “A novidade está em linha com a nossa missão de desenvolver soluções que aprimorem a segurança e sustentabilidade do mercado, de forma simples e digital”, explica.

Vale lembrar que a BBCE foi pioneira na criação de um contrato padrão, hoje referência no setor e testado no judiciário sem contestações. A companhia também desenvolveu o conceito de gestão de limites, além de ter criado a Curva Forward BBCE, referência de preços com base em negócios reais.

Uma das mais recentes iniciativas para o aprimoramento da segurança do mercado envolveu o lançamento da Plataforma Derivativos BBCE, que possibilita negociação e registro de derivativos de energia, em um único ambiente, sob supervisão e monitoramento de uma estrutura independente que reporta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a um comitê independente.