A Eletrobras informou em comunicado ao mercado que foi assinado na última quarta-feira, 9 de fevereiro, o contrato de prestação de serviços que permitirá a retomada das obras da Usina Nuclear de Angra 3 (RJ – 1.405 MW). Esse acordo está  no âmbito do Plano de Aceleração do Caminho Crítico. O contrato foi firmado entre a Eletronuclear e o consórcio formado por Ferreira Guedes, Matricial e ADtranz.

O Plano de Aceleração do Caminho Crítico envolve medidas como a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator de Angra 3 e uma parte importante da montagem eletromecânica. Essa parte inclui o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico.

No futuro, explicou a empresa, será realizada outra licitação para contratar a empresa ou o consórcio que vai finalizar as obras civis e a montagem eletromecânica da usina que terá 1.405 MW e será a terceira central termonuclear do país e cuja operação ainda encontra-se sem previsão segundo monitoramento da Agência Nacional de Energia Elétrica.