O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia registrou em janeiro alta de 64,1% no volume energético e de 10,3% no financeiro em relação ao mesmo mês do ano passado. No período, a empresa viabilizou 23,3 mil GWh em negócios, alta de 59,6% em comparação com dezembro. A energia transacionada supera em 36% a média mensal de 2021. De acordo com Carlos Ratto, presidente do BBCE, esse foi o segundo melhor janeiro da história em volume total. Segundo ele, os volumes foram elevados especialmente no BBCE Boleta Eletrônica, que teve incremento de 96% em comparação ao mesmo mês de 2020.

Outro destaque ficou por conta do aumento de 31% no tíquete médio dos contratos fechados em tela. Carlos Ratto explica que, com contratos maiores e mais liquidez na tela, janeiro foi marcado por grande volatilidade de preços, que aumentou a liquidez dos ativos. O contrato de energia convencional do Sudeste para fevereiro oscilou 55%, entre R$ 142 e R$ 63,21.

O contrato mais negociado em janeiro, contudo, foi o de energia convencional do Sudeste para março. Ratto explica que na contramão do que tradicionalmente ocorre, o ativo mais negociado não foi o mês subsequente. Foi observado que em janeiro a maior presença dos contratos de mais longo prazo, o que explica a tendência de maior uso da solução BBCE Boleta Eletrônica. Essa funcionalidade da plataforma propicia a formalização de negócios fechados fora do BBCE, com ou sem uso do BBCE Contrato Padrão, que é um documento testado e aprovado pelo mercado e o judiciário, sem contestações.