Energisa identifica desvio de 123 GW em Rondônia

Ações e análise de dados mostram que ligações clandestinas diminuíram enquanto outros delitos aumentaram na rede

As ações de combate ao furto de energia em Rondônia ajudaram a recuperar cerca de 123 GW em 2021, o equivalente ao consumo mensal de 51 mil casas populares, informa a Energisa. Os desvios aconteceram a partir de irregularidades no sistema de medição por intervenção de terceiros, além das ligações clandestinas.

No ano passado, mais de 190 mil fiscalizações foram realizadas em todo estado, identificando aproximadamente 70 mil fraudes. As ocorrências, destaca a empresa, foram verificadas com o uso de tecnologia e análise de dados. Os populares gatos diminuíram e outros delitos aumentaram, mas com maioria dos casos não tendo relação com a situação financeira do cliente. As irregularidades ocorreram tanto nas periferias quanto nos condomínios de luxo, desde pequenos comércios a grandes indústrias.

Cresce furto de equipamentos

Além da energia, a concessionária também está desempenhando atividades para reduzir o furto de cabos, transformadores e medidores. No ano passado mais de 200 equipamentos foram roubados em todo estado. Nos dois primeiros meses de 2022 a companhia registrou um quarto de todas as ocorrências do ano passado, sendo 70% de cabos de energia.

A Energisa também informou estar analisando o uso de novas tecnologias que impeçam o ataque através da blindagem dos circuitos. Os pontos com maior incidência estão sendo mapeados e a substituição de cabos normais por blindados devem acontecer no primeiro semestre desse ano.