O Bondinho Pão de Açúcar anunciou a sua entrada no mercado livre de energia. Com a novidade inicialmente implantada no final de 2021 e finalizada recentemente, o parque, que é já considerado baixo consumidor por utilizar de um sistema eficiente de energia, contratará kilowatts provenientes de energias renováveis, que auxiliarão em todo o seu funcionamento.

Com essa entrada no mercado livre de energia, o bondinho ainda contribui com a redução das emissões de carbono, devido à nova adoção de fornecedores renováveis. A nova iniciativa se juntará a outros projetos do parque focados em sustentabilidade, como de eficiência em energia com uso de painéis solares e sistema regenerativo elétrico; gestão de resíduos sólidos; projeto de preservação ambiental do Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e Urca; conservação e recuperação da pista Claudio Coutinho e Trilha do Morro da Urca; e também está sendo implementado um processo de neutralização de carbono no parque.

De acordo com Diego Scofano, CTO do Bondinho Pão de Açúcar, a entrada no mercado livre de energia é mais um passo para a modernização sustentável pela qual o parque está passando, reduzindo também o impacto ambiental da operação, uma das prioridades.