Hitachi Energy assina acordo de cooperação com Senai para cursos de formação profissional

Parceria prevê a estrutura completa de um laboratório focado em Sistemas de Proteção e Controle, aplicados à Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

A Hitachi Energy firmou uma parceria com o SENAI-SP, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas educacionais para cursos técnicos no setor de energia (Eletrotécnica e Sistemas de Energias Renováveis) e de manutenção (Gestão de Ativos), bem como a criação de novos cursos de aperfeiçoamento profissional e de especialização, seguindo as tendências de mercado para aumentar a competitividade da indústria brasileira.

O plano de Sustentabilidade 2030 da empresa é construído em torno de quatro pilares: Planeta, Pessoas, Paz e Parceiros – com base nos ODS da ONU. Como parte do seu pilar de pessoas, a Hitachi estabeleceu objetivos claros no apoio ao ODS 4 (educação de qualidade), refletido nesta parceria. Para o acordo de cooperação técnica com o Senai-SP, a empresa irá fornecer estrutura completa para o desenvolvimento de tecnologias que estarão presentes em duas unidades escolares diferentes.

A Escola Senai “Almirante Tamandaré”, em São Bernardo do Campo (SP) receberá um software de última geração para monitoramento do desempenho energético e manutenção preditiva 4.0 para implementação em seu Laboratório de Gestão de Ativos e a Escola Senai “Jorge Mahfuz” localizada no bairro de Pirituba em São Paulo (SP), receberá equipamentos e software para desenvolver atividades em Gestão de Ativos, Segurança Cibernética, Redes e protocolos de comunicação além do Grid 4.0 aplicado em Sistemas de Proteção e Controle para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Estes laboratórios estarão integrados de tal forma que os dados gerados na unidade localizada no bairro de Pirituba (SP) serão analisados e tratados na escola de São Bernardo do Campo (SP).

Com o início das atividades previstas para janeiro de 2023, o Senai Almirante Tamandaré irá atender mais de 300 estudantes por ano. Serão oferecidos cursos gratuitos de nível técnico para jovens estudantes do ensino médio, além de cursos pagos de graduação, pós-graduação e especialização para profissionais do setor elétrico e da indústria. Por outro lado, a escola Jorge Mahfuz já está operacional. Na grade de ensino, a unidade conta com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação no setor da energia. Em parceria com a Hitachi Energy, irá modernizar os seus laboratórios.